História da Estatística

 

O termo "status" (estado) foi inicialmente utilizado por Gottfried Achenwall (um investigador alemão) no séc.XVIII . É considerado que a partir desde momento que esta ciência, que tem vindo a evoluir, se tornou numa das mais importantes e utilizadas nos dias de hoje. Porém a estatística teve uma origem anterior, nas civilizações antigas, para organizar o desenvolvimento social. Ou seja, para organizarem necessitaram de saber o número de recursos que possuiam. O 1º levantamento estatistico do qual temos informação, surge em 3050 a.C., atavés de Heródoto sobre o estudo das riquezas da população do Egipto. O seu objetivo era fazer um levantamento para o estudo das riquezas da população com o propósito de avaliar as capacidades económicas e humanas para a construção das pirâmides.

 

 

Na Grécia Antiga, segundo a descrição de Aristóteles, os jovens de 18 anos eram recenseados como cidadãos aptos a serem recrutados para irem para a guerra.

 

                                              

 

Em Roma os recenseamentos eram muito utilizados. Durante muitos séculos os recenseamentos foram de 5 em 5 anos, para tomar conhecimento de dados sobre as famílias e individuais como os rendimentos . A partir daí classificavam os cidadãos pelos seus rendimentos, cobravam-se os impostos e determinavam o seu estatuto social para determinar a possibilidade de exercerem cargos politicos e militares.

 

                                  

 

Já na China, o Imperador Yao, no ano 2238 a.C. ordenou o 1º recenseamento com o objetivo de saber o número de habitantes, para fazer o recrutamento militar, distribuir terras e cobrar impostos.

 

 

 

A Estatistica Moderna, que começou em Inglaterra, nos finais do século XVII com o aparecimento da "Escola de Aritméticos Políticos", pois preocupou-se com o estudo numérico de fenómenos políticos e sociais. Foram estudados vários temas como a taxa de mortalidade devido a várias doenças e a taxa de natalidade por sexos (estudo de John Gaunt) e a procura de leis quantitativas para fenómenos sociais e políticos para facilitar previsões (estudo de William Perry).

Também neste século Blaise Pascal e Pierre de Fermat impulsionaram o Cálculo de Probabilidades.

 

A evolução da Estatística tem continuado até aos dias de hoje e cada vez mais aplicada em área da atividade humana. Influência decisões políticas nos diverso setores de cada país. Em Portugal temos o Institito Nacional de Estatística - INE.

                  

                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tópico: História da Estatística

Histórial da estatística

Data: 12-02-2022 | De: Nelson

Quero saber quem o fundadador

Agradecimento

Data: 10-02-2020 | De: Felismina Neves

Obrigada por ter deixado este site...

Censo

Data: 15-08-2018 | De: Celes Avran Chomosky

Não se encontrou o conteúdo que era para colherer, porém, informações do censo nas civilizações antigas são prementes.

Novo comentário